Caçarola italiana



Ingredientes:

5 ovos
1 colher de sopa de manteiga
5 colheres de sopa de farinha
5 colheres de sopa de queijo ralado
1/2 kg de açúcar
3 xícaras de chá de leite
Calda
Calda
100g de açúcar
4 colheres de sopa de água
gotas de limão
Modo de preparar a calda:
Numa panela em fogo baixo cozinhe o açúcar até derreter e ficar dourado. Adicione a água bem quente, 1 a 3 gotas de limão e dissolva o açúcar derretido. Ficará na cor de caramelo claro. Aproximadamente 12 a 15 minutos. Derrame na forma de pudim.


Modo de preparo da caçarola:
Bater as claras em neve, bem durinhas.
Acrescentar as gemas uma a uma sempre batendo. Adicionar manteiga ( que deve estar cremosa), farinha e o queijo ralado. Incorporar aos poucos.
Se estiver usando batedeira elétrica desligar e acrescentar o açúcar.
Por último misturar o leite (sem usar batedeira) com cuidado.
Despejar sobre a calda caramelizada que deverá estar numa forma comum ou para banho-maria. A massa do pudim deverá ficar uns três dedos abaixo da borda do pudim.
Colocar a forma inferior do banho-maria, ou panela, com água* no assoalho do forno pré-aquecido. Dentro desta panela irá a forma com o pudim. Cozinhar aproximadamente 45 minutos em temperatura média (200ºC). Espere esfriar para desenformar. Se o caramelo estiver grudando mergulhe rapidamente a forma em água bem quente. Conserve por aproximadamente 3h na geladeira antes de servir.

Um comentário:

  1. Seja Bem-vindo julho de 2023 chegando o segundo Semestre do Ano de 2023 e para esse Abençoado Mês, Veja as Melhores Frases de Bem-vindo julho, Abençoado Mês de julho. Veja Todas https://www.videomensagemdeaniversario.com/2023/06/bem-vindo-julho-abencoado-mes-de-julho.html

    ResponderExcluir